domingo, 17 de fevereiro de 2013

Vida longa ao quarto das crianças


Os filhos crescem rápido, mas o investimento na decoração do quarto infantil não precisa ser perdido.

Vanessa Trad valoriza o espaço livre com móveis embutidos
.
Para o desconsolo dos pais, que vêem os seus pimpolhos trocando os brinquedos por aparelhos eletrônicos e se tornando independentes antes mesmo de saírem da idade escolar, a infância está cada vez mais curta.

Em casa, os filhos têm o quarto como refúgio e, em cada fase, o ambiente precisa atender a necessidades específicas. Para que todo o trabalho e investimento na decoração do quarto do bebê não sejam perdidos rapidamente, com o passar do tempo, a arquiteta Vanessa Trad recomenda projetos adaptáveis. “O importante é visar por projetos que possam ser reaproveitados futuramente”, diz Vanessa.

De acordo com ela, muitos pais optam pela escolha de temas na decoração do quartos dos filhos, mas Vanessa não indica esse tipo de decoração. “O gasto investido com esse projeto se perderá rapidamente, além de não oferecer um bom reaproveitamento. Nos quartos de bebês sempre tento fazer projetos que futuramente possamos adaptar-lo a uma criança”, afirma. 

Explorar por alternativas reaproveitáveis é uma ótima solução para os pais que querem economizar. “Além dos adesivos, é interessante trabalhar com papel de parede, quadro, mural, pois é muito mais fácil você trocá-los futuramente, comparados a armário ou cama”, explica.

Cores, móveis e disposição dos objetos dentro do quarto estão entre os aspectos mais importantes. Vanessa destaca que é preciso facilitar a limpeza e a circulação do ambiente. Para ela, a melhor forma para decorar o quarto infantil é usar tudo nas paredes, para que não exista o problema da circulação e pontas, que por ventura podem trazer dor de cabeça para os pais. Desta forma é interessante usar móveis embutidos, que fiquem na extremidade do quarto, deixando o meio livre, disponibilizando um lugar para brincar.

“O quarto do bebê não oferece tanta mobilidade, pois será utilizado pelos pais ou babás, já o quarto de uma criança mais velha, será usado por ela mesmo, o qual irá manusear os objetos, por essa razão priorizar um bom espaço é fundamental”, diz a arquiteta.

As cores mais utilizadas são as que possuem tons mais fortes e vibrantes [coloridas]. Os pais mais tradicionais podem, por exemplo, optar pela cor branca, e assim ir brincando com as cores dos brinquedos, dispondo-os em prateleiras, dando uma cara descontraída ao ambiente.

Uma boa saída, que faz excelente composição com as cores do quarto, é a aplicação de adesivos. “Gosto de usar adesivos em meus projetos, pois eles não te prendem a nada e podem ser removidos com muita facilidade”, diz Vanessa.

Para dar uma cara mais aconchegante ao ambiente é interessante optar por uma boa iluminação indireta, com a utilização de abajur, arandela ou alguma meia luz na hora que a criança for dormir, oferecendo comodidade no período da noite. Outro ponto que não pode faltar na hora de iluminar o ambiente é a iluminação direta, que deve servir para pontos estratégicos, que necessitam de maior visibilidade.

Independente da cor utilizada ou dos móveis, na hora de se decorar um quarto de criança ou bebê é necessário que não falte comodidade e atividades para as crianças. “Sempre sugiro lugares para as crianças desenharem, pintar e esboçar toda a sua criatividade”, finaliza.



Fonte:  Imovelweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário