sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O que é o Feng Shui?



O que é o Feng Shui?

Onde quer que o homem esteja, sua preocupação é sentir-se bem. Sendo assim, tudo que compõe uma residência, loja ou escritório, desde o início da sua construção, montagem, até o seu mobiliário, deverá estar voltada para o bem estar de quem o utiliza e de quem o frequenta. É a isso que muitos chamam de equilíbrio. Este acontece quando as pessoas o procuram através das forças benéficas da Natureza, atraindo assim, boa saúde, sorte e prosperidade. Veja também: Feng Shui funciona?

A sensação é de maior leveza na sua vida, ambientes mais aconchegantes e a impressão de estar mais perto da realização de seus sonhos e da solução dos problemas. E muitos procuram este equilíbrio através do Feng Shui (pronuncia-se fon suei).

A Busca pelo bem-estar físico e emocional

Tendo origem chinesa, com uma corrente de pensamento com mais de 4000 anos, sua tradução literal é “vento-água”. O Feng Shui trabalha com uma combinação de forças que se associa à energia vital que percorre a casa. Os chineses dizem que esta está em constante movimento, circula invisível como o vento e desliza suave como a água.

Atualmente, a vida é muito atribulada, repleta de preocupações de todo tipo. Como receita de sabedoria oriental, o Feng Shui veio substituir a velha e boa intuição procurando entender e modificar as vibrações presentes nos ambientes e ao seu redor, resultando para quem o pratica, em maior bem-estar, conforto e praticidade. Estimulando conquistas, interesses e ainda incentivando a espiritualidade.

Não existem provas científicas de tais influências “visíveis ou invisíveis” nos ambientes. Mas de forma intuitiva, hoje em dia, é encarado como um bálsamo pronto para ajudar as pessoas a preservarem o seu bem-estar físico e mental. Não se trata de uma fórmula que por si só vai resolver todos os problemas; no entanto, pode-se dizer que unir os ensinamentos do Feng Shui a uma atitude positiva diante da vida é meio caminho andado para melhorar nossa condição de vida.


Elemento Fogo. Fonte: Atelier de Arquitetura Bianca e Bárbara Lehmkuhl
O que é necessário para colocá-lo em prática

Para aplicar o Feng shui em interiores é fundamental conhecer um pouco sobre cores, iluminação, disposição de mobiliário, circulação funcional e ter senso estético. Não é necessário comprar móveis novos ou realizar obras na casa. É possível fazer um bom trabalho de harmonização, mudando os móveis de lugar ou colocando novas cores e assim estaremos estimulando o subconsciente das pessoas e provocando mudanças positivas.

O Feng Shui tem a capacidade de evitar a estagnação de energia em áreas de interesses importantes em nossas vidas. Basta conhecer alguns princípios básicos, saber como funciona e unir esse conhecimento ao bom senso e à intuição. Tudo é muito simbólico. Não existe um método único, pois as pessoas estão em constante mutação e não pensam ou agem de modo igual. Para umas, o objeto, a cor ou o canto escolhido tem certa conotação, que, para outras, não simboliza absolutamente nada. Cada pessoa tem o seu mundo particular, vivências e experiências únicas.

O Feng Shui no Ocidente

Principais Escolas de Feng Shui

Esta arte foi adaptada ao mundo ocidental, onde foram criadas metodologias a serem seguidas.Duas escolas se destacam: a da Forma e a da Bússola. Cada qual com suas técnicas mas com fundamentos e leis comuns. Os princípios da escola da Forma inspiraram a escola do Chapéu Preto, a qual é muito utilizada no Ocidente.
a da Forma, e a mais antiga, tem seus fundamentos sobre a necessidade de se encontrar um lugar seguro para se morar. Trabalha com a percepção visual das formas e arranjos dos cômodos em relação ao terreno.
a da Bússola, é baseada na orientação, usando assim uma bússola magnética chamada de Lo Pan. Este método considera os seres humanos como a energia mais importante do ambiente e sua interação com o mesmo.
a do Chapéu Preto, tem como principal ferramenta o ba-guá (pronuncia-se pá-kuá), figura de oito lados, cantos ou aspectos básicos da vida humana: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos. Ao ativar essas áreas em nossa casa, com cores, formas e objetos, também as energizamos na vida.



Clique na Imagem para saber como usar o Baguá - Site Tintas Suvinil

Exemplo de Baguá. Fonte: Tintas Suvinil

O que é a energia Chi?

Chi é o sopro vital, é a energia ativa que dá vida a tudo, que está no ar que as pessoas respiram. Ela está presente em todos os elementos que compõem a vida na terra: água, vento, ar e matérias densas e fluidas. É a energia que se bem compreendida e administrada pelo homem, pode lhe garantir longevidade, saúde e bem-estar físico e emocional.

Sha é o oposto do Chi, é tudo aquilo que pode nos causar mal. O Chi circula durante as horas em que a luz é ascendente, ou seja, durante o dia, o outro corresponde ao decrescer da luz do dia. Não é a toa que os exercícios de Tai Chi Chuan e meditação são feitos nas primeiras horas da manhã. 

Elemento Vento. Fonte: Symbolom

Dúvidas sobre o Feng Shui

O Feng Shui é fácil de ser aplicado e não exige grandes mudanças. Conheça mais alguns detalhes:
O Feng Shui pode ser praticado por qualquer pessoa, pois ele é baseado nas forças da natureza. Os benefícios são sentidos de maneira diferente, pois uma pessoa não é igual à outra.
Pode começar a praticá-lo sem precisar alterar a configuração de sua casa, começando pelas coisas mais simples.
Sendo o Feng Shui uma ciência natural, se você acreditar ou não, ele vai funcionar na sua casa, independente de qualquer prática adicional, como corrente de pensamento positivo, orações, rezas, simpatias, etc.
Feng Shui não tem poderes mágicos ou transcendentais, não existe nele nenhum aspecto religioso.
No Feng Shui usa-se o norte magnético.
Lo Pan é uma bússola chinesa, usada nas práticas do Feng Shui. Hoje em dia, podem ser encontrados Lo Pans adaptados para o mundo ocidental, com escritas em inglês. Se a bússola for utilizada de modo inadequado, os resultados poderão ser inesperados.

Saiba Mais

Você também poderá gostar de outros assuntos relacionados. Confira abaixo algumas indicações:
Livro: Feng Shui no Trabalho - Sua mesa vive bagunçada? Você está precisando de inspiração? Sente-se sobrecarregado? Muita gente associa trabalho a excesso de compromissos, estresse e tensão. Que tal transformar o escritório em um ambiente mais harmonioso, que ajude você a relaxar e, ao mesmo tempo, cumprir suas tarefas? Feng shui no trabalho vai lhe mostrar como fazer isso, aplicando a técnica milenar de harmonização de interiores para criar um ambiente mais agradável e produtivo. São mais de 50 sugestões para organizar sua mesa e as instalações da empresa para que fiquem bonitas de olhar, confortáveis de usar e favoráveis a qualquer um que trabalhe ali;
Livro: Arrume a sua bagunça com o Feng Shui - A desordem, no caso do feng shui, representa uma energia estagnada, que dificulta o desenvolvimento espiritual, emocional e material. O livro mostra como se livrar da bagunça fazendo com que você atinja seus sonhos e objetivos;
Livro: Feng Shui: Harmonia dos Espaços - Um estudo bastante abrangente sobre as teorias e a prática do Feng Shui pela ótica da Escola do Chapéu Negro. Para os seguidores dessa escola, o livro traz de presente uma introdução escrita por seu próprio fundador, o mestre chinês Lin Yun.
Livros: Feng Shui - pesquise vários títulos e valores no Buscapé.






Fonte: Clique Arquitetura

Nenhum comentário:

Postar um comentário