sábado, 9 de fevereiro de 2013

O Desafio de Financiar um Imóvel usado.

Existem detalhes específicos para ter sucesso, nesta forma de financiamento. 

Existem detalhes específicos para ter sucesso, nesta forma de financiamento. 

Financiar a compra de um imóvel usado é mais complicado do que um imóvel novo ou na planta, saiba neste artigo porque e fique preparado pare este desafio. 

E a dificuldade ocorre muitas vezes por um dos motivos mais simples, o proprietário deseja o pagamento á vista e no dia da escritura. Apesar de receber a mesma quantia do banco e muitas vezes até com mais garantias. 

Porém se o proprietário optar ou aceitar que seu imóvel possa ser adquirido através de um financiamento imobiliário, este terá mais exigências em relação, por exemplo, a documentação do imóvel.

E é nesta hora que ocorrem à maioria dos problemas e que inviabilizam a liberação do financiamento, tais como: dívidas, hipotecas, ausência de escritura definitiva e até o não pagamento de impostos impedem que este imóvel esteja habilitado ao financiamento.

Entenda, o banco é quem paga a maior parte da conta, concedendo o financiamento ao comprador, sendo assim, toda a documentação do imóvel precisa estar perfeita, pois a garantia do agente financeiro é o bem alienado (Imóvel).

Outro detalhe que na hora de financiar um imóvel usado faz diferença, é a relação entre o valor da entrada e o saldo devedor ou a ser financiado. A dica aqui é esquecer a possibilidade de financiar um imóvel usado em 100%.

Mesmo que na pratica fosse normal financiar 100%. Existem valores importantes, como taxas, impostos e outros que precisam ser pagos, sendo assim, esteja preparado para dispor em dinheiro de pelo menos 20% do valor do imóvel e mais as taxas.


A boa noticia é que a possibilidade de utilizar seu FGTS vai ajudar!

Mas fique atento, pois se existe uma unanimidade entre especialistas em relação à utilização deste, e que o valor seja usado preferencialmente para abater ou amortizar o saldo devedor do financiamento.

Por fim e não menos importante, esta o valor de avaliação do banco, para o imóvel que você tanto gostou e deseja financiar, embora o proprietário defina um preço (Venda) para o imóvel, quem vai efetivamente avaliar este é o agente financeiro, e muitas vezes os valores não batem, ou seja, por quanto o banco avaliou, o que o proprietário deseja, e o que você pode pagar!

Existem outras questões importantes que envolvem o financiamento de imóveis usados, como os relacionados à sua documentação e principalmente a comprovação de renda, mas sobre este aspecto ninguém melhor do que você para avaliar. E para testar a real possibilidade de obter um financiamento imobiliário, não deixe de fazer simulações nos principais bancos. 

Então por mais ofertas que tenham os jornais e classificados de imóveis na internet, e se deseja financiar a compra de um imóvel usado, certifique-se de pelo menos 3 aspectos citados neste artigo, e que não dependem exatamente de você:

O proprietário deseja o pagamento á vista ou aceita financiar seu imóvel?
A documentação do Imóvel esta totalmente atualizada e livre de ônus?
A avaliação do imóvel foi bem feita, o preço do imóvel é de Mercado?

Redação e Publicação | Sergio Amaral | Imóvel e Dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário